União Europeia Examina Possíveis Irregularidades na Parceria entre Microsoft e OpenAI

A União Europeia está atualmente investigando a colaboração entre a Microsoft e a OpenAI, considerando a possibilidade de justificar uma investigação formal de fusão, de acordo com autoridades da UE anunciadas na terça-feira (9). Essa decisão intensifica a pressão sobre a OpenAI, uma das empresas mais influentes no campo da inteligência artificial, especialmente após uma crise de liderança em meados de 2023, que resultou na demissão e subsequente reintegração do CEO, Sam Altman.

Durante a crise, a Microsoft, já uma das principais investidoras da OpenAI, obteve um assento no conselho da empresa, embora sem direito a voto. Essa medida da UE segue anúncios semelhantes por autoridades antitruste do Reino Unido em dezembro e informações da Bloomberg indicando que a Comissão Federal de Comércio dos EUA também estava conduzindo investigações sobre a empresa.

A Microsoft afirmou anteriormente que não possui participação acionária na OpenAI e que a obtenção de um assento no conselho não equivale a uma fusão. Por sua vez, a OpenAI declarou que o assento no conselho não concede à Microsoft controle sobre suas operações.

A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, divulgou um comunicado na terça-feira afirmando que está avaliando se o investimento da Microsoft na OpenAI pode ser revisado de acordo com o Regulamento de Fusões da UE. Esse inquérito faz parte de um esforço mais amplo para analisar a concorrência no campo da inteligência artificial, incluindo revisões de contratos comerciais entre startups de IA e grandes empresas de tecnologia.

A Comissão Europeia está buscando a opinião pública sobre a concorrência na IA e na indústria de realidade virtual. Além disso, solicitou informações de “vários grandes players digitais” relacionadas ao estudo. Margrethe Vestager, uma importante autoridade antitruste da UE, destacou a importância de manter a competitividade nos novos mercados de mundos virtuais e IA generativa.

O investimento da Microsoft na OpenAI envolve créditos em nuvem e a integração da tecnologia da OpenAI nos serviços da Microsoft. Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou que a empresa apoia a missão da OpenAI e valoriza sua independência, enfatizando que não há problema com essa abordagem. O anúncio da UE coincide com a visita de Vestager aos CEOs de várias empresas de tecnologia nos Estados Unidos para discutir questões de concorrência.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *