Coreia do Norte Lança Míssil com Alcance Capaz de Atingir os Estados Unidos, Afirma o Japão

Coreia do Norte Lança Novo Míssil Balístico de Longo Alcance com Potencial para Alcançar os Estados Unidos

Nesta segunda-feira, autoridades em Seul e Tóquio confirmaram o lançamento de um míssil balístico de longo alcance pela Coreia do Norte, capaz de atingir todos os Estados Unidos. Este lançamento ocorre em meio a um recorde de testes de armas ao longo do ano. Após um teste de míssil de menor alcance no domingo, os disparos consecutivos agravam as tensões entre a Coreia do Norte e seus aliados, os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

Militares sul-coreanos detectaram o lançamento do míssil, que voou cerca de mil quilômetros antes de cair no Mar do Leste. Notavelmente, o míssil seguiu uma trajetória ascendente, um método anteriormente mencionado por Pyongyang para evitar sobrevoar países vizinhos durante testes de armas.

O Ministério da Defesa japonês identificou o míssil como da classe ICBM, destacando seu potencial alcance de mais de 15 mil quilômetros, cobrindo todo o território dos Estados Unidos. Shingo Miyake, vice-ministro da Defesa parlamentar, alertou sobre a ameaça representada pelo míssil Hwasong-18, que utiliza combustível sólido, tornando-o mais fácil de transportar e lançar rapidamente em comparação com versões de combustível líquido.

O lançamento foi condenado internacionalmente, com o Conselho de Segurança da ONU apelando à Coreia do Norte para suspender seus programas nucleares e de mísseis balísticos. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, considerou o ato uma “ameaça à paz e à estabilidade”, enquanto o Departamento de Estado dos EUA emitiu uma declaração expressando condenação ao teste. O Hwasong-18, testado pela primeira vez em abril, representa uma escalada significativa nas capacidades norte-coreanas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *