Marcos Cintra Aponta Nova Regra da Receita Federal como Positiva para Combate à Sonegação

O economista Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal durante o governo de Jair Bolsonaro, elogiou as novas regras de fiscalização de meios de pagamento implementadas pelo órgão. Em entrevista à CNN, ele destacou que as mudanças são “positivas” e essenciais para reduzir a sonegação de impostos no país.

“Embora sempre tenha defendido a redução da carga tributária, também sou a favor de medidas eficazes contra a sonegação, e essas regras ajudarão a melhorar o controle tributário”, afirmou Cintra.

As normas, em vigor desde o início do ano, expandem o monitoramento financeiro além dos bancos tradicionais para incluir operadoras de cartões, aplicativos de pagamento e bancos digitais. Agora, transações acima de R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas e R$ 15 mil por empresas via Pix e cartões de crédito serão reportadas. No entanto, os dados pessoais do emissor ou destinatário permanecem protegidos, garantindo a privacidade dos usuários.

A Receita Federal acredita que a ampliação permitirá maior eficácia na fiscalização e no combate a operações fraudulentas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *