A cada ano, milhões de crianças desaparecem em todo o mundo. Nos Estados Unidos, estima-se que o número seja de 500 mil a um milhão. Na Inglaterra, são quase 100 mil. Na ex-União Soviética, dezenas de milhares. Na África do Sul, mais de 10 mil. E na América Latina, milhões.
O desaparecimento de crianças pode ser por um curto período ou permanente. Em alguns casos, as crianças são encontradas com segurança. Em outros, nunca mais são vistas.
O desaparecimento de crianças pode ter várias causas. Em alguns casos, as crianças são raptadas por desconhecidos. Em outros, são raptadas por um dos pais, como nos casos de disputa pela guarda. Há também as crianças rejeitadas, que são indesejadas por pais ou tutores. Outras fogem de casa. E ainda há aquelas que se perdem ou se separam da família por acidente.
O desaparecimento de crianças é uma tragédia que afeta profundamente as famílias e a sociedade como um todo. É importante estar ciente do problema e tomar medidas para prevenir o desaparecimento de crianças.